Babylon Fyah é único em essência pois trás a tona um gênero musical que não tem tanto espaço como o sertanejo, pop, dance e funk no Brasil, aponta os dados da ECAD no ano de 2018 (https://www3.ecad.org.br/em-pauta/Paginas/ecad-comprova-sertanejo-e-o-ritmo-mais-ouvido-no-brasil.aspx) sendo como um movimento de valorização da cultura reggae que abordará diferentes músicas do gênero, cada dia explorando uma temática relacionada aos movimentos fomentados pela sua história, trazendo além das músicas mais populares, músicas raízes que são referência para os fãs e conhecedores do estilo, em conjunto com a breves locuções dos fatos mais marcantes relacionados à determinada temática escolhida por votação popular.
O reggae é um gênero que vem sendo valorizado e abrindo espaços desde 2018, principalmente com a decisão tomada pela ONU/UNESCO de tornar o Reggae patrimônio cultural imaterial da humanidade, e no Brasil, sobretudo com a criação da PL478/19 que diz respeito ao fomento ao reggae e suas vertentes culturais como a cultura rastafári, dança, culinária, entre outros. O investimento se torna interessante devido a ser um tema que, por mais que seja popular no Brasil, não tem tanto espaço nas rádios atualmente apesar de possuir um público já consolidado e fiel muito pouco explorado, que consome mesmo encontrando raras fontes de entretenimento específicas.
Recentemente o Governo do Estado de São Paulo, juntamente com a Secretaria Municipal de Cultura lançaram um Edital a respeito do amparo a cultura vinculado a linguagem do reggae buscando em meio a comunidades Rastafaris e produtores e artistas que a ela pertencem trazer a toda a população produtos audiovisuais que falem a respeito dessa cultura presente não só em diversos grupos étnicos que residem no estado de São Paulo, mas também a toda a população que faz parte dessa sociedade. Com esse edital pode-se entender como esta cultura vem sendo valorizada, por meio de dados concretos e atualizados no momento das locuções necessárias, tornando o programa viável e importante para a valorização de toda a história por trás das comunidades pela qual não só a cidade mas o estado é formado.
O programa musical será dividido em programas diários de terça a sexta, as 20:00 horas. Uma vez por semana, nas quintas-feiras, nos últimos 10 minutos do programa, ocorrerão entrevistas com artistas que estão lançando alguma obra ou que já tenham seu trabalho consagrado no meio, para que exponham seus projetos e participem do debate a respeito do tema abordado no dia, escolhido anteriormente pelo público em votação nas redes sociais, no formato de batalha de temas. Todos os dias serão tocadas sequências de 2 ou 3 músicas (duas mais recentes e uma antiga/clássica) seguidas por breve locução que mencionará os contextos culturais e históricos relacionados a cada som, essas músicas serão escolhidas conforme o tema votado pelo público, já citado anteriormente, a fim de informar e também criar novos debates segundo à ótica do estilo de vida pregado pela comunidade reggae. Abordaremos diferentes músicas do gênero reggae, além de ska e demais subgêneros que foram ou são referências, trazendo as sextas – feiras sempre uma nova banda, ou artista desconhecido pelas grandes massas, para incentivar a produção e comercialização da categoria, além de criar um ambiente de envolvimento com o público que poderá indicar um artista do qual goste ou mesmo, ver sua própria música sendo tocada na rádio. Dentre os assuntos tratados nos programas estarão: “Jah e a questão de fé para o Rastafari”, “Reggae como música de diversão e descontração”, “O Reggae e a luta contra o sistema e seus direitos”, “Reggae Dub, a vertente instrumental tocada pelos renomados produtores”, “Reggae e a Ganja: tradição religiosa ou recreativa? ”, “A história do reggae”, dentre outras temáticas. Entre cantores e bandas que serão abordados dentre toda a série de programas estarão artistas nacionais como Planta e Raiz, Ponto de Equilíbrio, Natiruts, Edson Gomes, Tribo de Jah, Nazireu Rupestre, Leões de Israel, dentre outras, e entre artistas internacionais teremos músicas do renomado Bob Marley e seus filhos Ziggy, Damian, Julian, Stephen, Ki-Mani, e outros artistas como Dezarie, The Congos, Max Romeo, Alborosie, Peter Tosh, Jimmy Cliff, SOJA, Alpha Blondy dentre outros, de acordo com suas músicas e temáticas dos dias do programa.

You may also like

Back to Top